segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O início das nossas férias - Barcelona

Não foi a minha primeira vez em Barcelona (mas, atendendo às minhas poucas recordações, foi quase como se tivesse sido). Eu fui uma criança privilegiada que viajou por diversas vezes na companhia dos pais e irmãos e, aqui me confesso, na altura não era grande fã de viagens culturais (mais não fosse porque passava mais de metade delas a fugir do meu irmão mais velho, que estava tão ou mais entediado do que eu e tinha como entretenimento favorito dar-me cabo da paciência). Adiante, não sei se é esse o motivo de ter poucas memórias das viagens que fiz há mais de dez anos, ou se é mesmo apenas por ter uma memória de gafanhoto. Uma mistura dos dois, é capaz de ser isso.
Mas e então o que tenho a dizer dos dois dias (e meio) que passámos em Barcelona?
Antes de mais, que não foram suficientes para tudo. A cidade é grande e os pontos culturais de interesse não estão mesmo nada concentrados (e nós podíamos ter planeado a coisa um bocadito melhor, também é uma verdade). Para além disso, há sítios cuja entrada é muito cara mesmo (por isso recomendo a compra dos passes combinados de várias entradas, em função daquilo que tenham mais interesse em ver). 
Fizemos esta viagem com um casal de amigos. Arrendámos um apartamento muito giro para os quatro, com uma boa localização, e pagámos 265€ pelo apartamento para duas noites (o alojamento em Barcelona não é barato).
O primeiro dia foi dedicado a passear pelo centro da cidade. Visitámos a catedral, o Museu Picasso (a entrada custa 12€ por pessoa e na minha opinião vale bastante a pena), fomos até à marina e acabámos o dia a tapear no único restaurante que recomendo daqueles onde fomos (não que tenham sido todos maus, mas não eram nada de maravilhoso, à exceção deste): o Caramba.

Pelas ruelas de Barcelona.

A Catedral.

As tapas do Caramba: ceviche de salmão com guacamole (tão bom!), batatas com uma maionese ótima, frango panado (que não é coisa que eu aprecio - pedimos tudo para partilhar), chouriço (também no me gusta por isso não posso opinar) e um borrego delicioso, que ainda não tinha chegado à mesa quando esta foto foi tirada. Tudo regadinho com uma sangria deliciosa. Admito que os pratos não estão especialmente fotogénicos, mas foi um verdadeiro pitéu, a minha refeição preferida das férias.
No segundo dia começámos por ir à Sagrada Família comprar os bilhetes, que já só estavam disponíveis para o final da tarde (a entrada mais simples para menores de 30 custa 16€, e acima dessa idade 18€. auch!) e depois andámos a passear pelas casas de Gaudi (lindas por fora. por dentro ficou por ver, porque cada uma custava uma pequena fortuna para visitar).

Casa Battló

La Pedrera (a entrada custava 20€. fica para uma próxima...)

Parque de la Ciudadella


Mercado La Boquería. Tão giro!

A escolher recuerdos pelas Ramblas.


Sagrada Família. As obras do interior já estão terminadas desde 2010 (as do exterior têm o fim previsto para 2026). É linda, tanto por fora (apesar dos n andaimes e gruas) como por dentro. É enorme, tem vitrais espetaculares, é mesmo bonita.
No último dia fomos até ao Parque Güell mas, com muita (mesmo muita) pena minha, tínhamos avião para apanhar ao final da tarde e já não conseguimos bilhetes para de manhã, pelo que nos ficámos pelas zonas de acesso gratuito do parque.

Uma das vistas do Parque Güell. Com a Sagrada Família lá ao fundo.



Não ficou no meu top de cidades preferidas, mas gostei muito de Barcelona.



[Não me pus com muitos pormenores logísticos sobre a viagem, mas se tiverem alguma pergunta em que vos possa ser útil perguntem à vontade que eu respondo, sim?]

6 comentários:

  1. Fui a Barcelona há dois anos e gostei mesmo muito! Na altura estava a viver em Madrid e notei uma grande diferença entre as duas cidades e nas pessoas :) A Sagrada Família é o monumento mais bonito que já vi!

    ResponderEliminar
  2. Adoro Barcelona, já fui três vezes e adoro aquela movida. Espero poder levar o meu filho a ver um jogo do Barcelona entretanto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. já tive a oportunidade de visitar a cidade( 4 dias ) e não achei suficiente .
    Mas amei e espero poder voltar.

    ResponderEliminar
  4. já fui a Barcelona duas vezes e gosto bastante apesar de não ser das minhas cidades preferidas, adoro a zona da praia e Montjuic (foi uma pena não teres ido!). também nunca entrei nas casas do Gaudi porque achei uma fortuna e a Sagrada Familia foi giro ir uma vez, mas não gostei a ponto de repetir. ao Park Guell já fui duas vezes e é giro sem ser nada de espetacular.

    ResponderEliminar
  5. Nem me fales em Barcelona.
    Nos próximos dias e na outra semana tenho posts agendados sobre isso.
    Não correu muito bem a viagem e é mesmo uma cidade cara.
    Não consegui visitar quase nada, não por falta de tempo, mas pelas pessoas que nos acompanharam.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Barcelona é uma cidade fantástica e com tanto para conhecer..Já lá estive três vezes e acho sempre que ainda tenho de voltar! :)

    ResponderEliminar