sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Nome(s) próprio(s)



Tenho dois nomes próprios (vamos imaginar que eles são Gelatina Maria - sendo que, na verdade, nenhum dos dois é tão comum como "Maria" ou "Ana", porque nesse caso a coisa até se resolvia facilmente). E sou conhecida pelos dois.
Em criança sempre preferi o segundo e era chamada por ele pelos familiares e amigos mais próximos (neste momento gosto dos dois, só não gosto muito deles juntos, mas adiante). Até que cheguei à escola e, ou porque havia mais 6 outras "Marias" na minha turma (true story), ou porque Gelatina era o primeiro nome (e é sempre complicado "fugir" do primeiro nome por mais que se queira), não me consegui livrar dele e passei a ser conhecida na escola por Gelatina. Isto continuou ao longo da minha vida, pelo que basicamente metade das pessoas me conhece por um nome, e metade pelo outro.
E esta bipolaridade de nomes próprios incomoda-me de tal forma ao ponto de, quando me apresento a alguém, ou quando vou fazer uma marcação algures e me perguntam o nome, eu hesito durante uns segundos (qual vítima de Alzheimer precoce que não se lembra do próprio nome) antes de "decidir" como é que me chamo para aqueles efeitos. E, no caso das marcações, também é particularmente giro quando chega ao dia e eu não me lembro que nome é que dei naquele caso específico. E é por isto que está mais do que decidido que os meus filhos só vão ter um nome próprio (a não ser que sejam meninas e pondero juntar um "Maria" ao nome "principal", porque nesses casos as pessoas acabam quase sempre por ser conhecidas pelo nome menos comum).

[Mais alguém por aí que viva um "drama" parecido ao meu, só assim para eu não me sentir tão sozinha? Ou conseguiram "aniquilar" completamente um dos nomes e usar apenas o outro?]

31 comentários:

  1. Yap! Chamo-me Ana Lúcia.
    Sempre fui Lúcia para a família, mas na escola, e mesmo havendo trezentas mil Anas, sempre fui conhecida por Ana, assim como no trabalho.
    Mas e o estranho que é ter a família a falar de mim e a dizer "Ai, a Ana disse que..."?? Parece que estão a falar de outra pessoa qualquer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achava eu que as Anas e as Marias não viveriam este "drama" mas pelos vistos enganei-me. Estamos juntas ;)!

      Eliminar
  2. Eu tenho dois nomes próprios fortes como dá para ver o 1º e sou conhecida por esse mesmo. Ou pelo apelido, que é o cúmulo, visto que eu não gosto nada =P
    Se me chamarem pelo 2º nome, nunca respondo nem olho.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu ouvido já está tão treinado que responde a um nome ou outro em função de quem está a chamar.
      Quem também passa por situações engraçadas é o meu namorado, que se estiver com a minha família chama-me "Maria", mas em ambiente de trabalho (trabalhamos no mesmo sítio) tem que se referir a mim como "Gelatina". Acho piada porque parece que não está a falar de mim quando me trata pelo meu nome profissional =).

      Eliminar
  3. Eu sou Ana Rita.
    Para a família sou Ana Rita. Na escola até ao 12º ano sempre fui Rita, porque havia duas Anas Catarinas e uma Ana Cláudia além de mim. Entrei para a universidade, e apesar de existirem mais Anas, passei a ser simplesmente Ana. Depois trabalhei num local que como tinha uma conhecida que me tratava por Rita, toda a gente me passou a chamar Rita. E há 2 anos que estou num trabalho em que me apresentei como Ana (sobrenome) e lá sou simplesmente Ana novamente.
    Basicamente, numa base diária lido com pessoas que me chamam Ana Rita (a minha família), Rita (colegas de escola e alguns primos dos meus pais) e Ana (no trabalho).
    Além disso, uma tia do meu marido chama-me Ana ou Rita, conforme lhe dá mais jeito! xD
    E o meu marido chamou-me durante imensos anos Rita - porque nos conhecemos no 10º ano do liceu, e depois de começarmos a namorar (talvez por influência de ouvir a minha família), passou a chamar-me Ana Rita. No entanto, quando fala de mim à família dele diz "a Rita..." e a família dele também me trata por Rita, porque era assim que ele me chamava inicialmente.
    Gostei particularmente da parte em que dizes que por vezes já não sabes que nome deste para aquela situação em específico.

    Eu digo sempre Ana Rita - depois fica à consideração das pessoas tratarem-me como quiserem. Mas durante muitos anos não gostei do nome Rita, talvez porque toda gente na escola me chamava assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como comentei ali em cima, achava na minha ingenuidade que as Anas não viveriam estes dramas mas enganei-me, ao que parece =). Ana Rita até não fica muito comprido, já os meus dois nomes são demasiado grandes para usar os dois juntos =).

      Eliminar
    2. Revejo-me completamente no seu comentário! Também me chamo Ana Rita e acontece exatamente o mesmo:
      -Rita para os amigos ou colegas do secundário
      -Ana para os colegas de faculdade
      -Ana + sobrenome no trabalho
      -Ana Rita para a Família

      Sem falar nos diminutivos! (Ritinha e Aninhas)

      Eliminar
    3. Mais uma Ana Rita exactamente na mesma situação:
      - Rita para os amigos do secundário, família e namorado
      - Ana na universidade
      - Ana + sobrenome no trabalho

      Ana Rita era usado apenas pelos meus pais quando era mais pequena para me repreender. Já sabia que quando ouvia um ' Ana Rita, chega aqui' algo tinha acontecido :)

      Eliminar
  4. Também tenho dois nomes próprios mas toda a gente me trata pelo primeiro (Patrícia) e, dos dois, é o que prefiro.

    Quantos aos filhos, também só darei um nome. Em relação ao nome Maria, ao contrário de ti, só metia como único próprio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito do nome Maria, e acho que combina praticamente com todos os nomes. Mas sozinho também me parece pouco, já que há tantas Marias =).

      Eliminar
  5. Também tenho dois nomes próprios, nenhum deles muito comum, e ainda menos comum vê-los juntos. Isso a juntar ao meu apelido que é a coisa menos comum de sempre (mas é português), vê lá a minha vida :) Mas ninguém me trata pelos dois primeiros nem pelo segundo. O meu pequeno "drama" dos nomes é mesmo o facto de cada pessoa ter uma alcunha diferente para mim... O meu nome é Marisa e uns chamam-me Mar, Mimi, Mi, Mary... É uma confusão de alcunhas :D Posso ainda dizer que o meu segundo nome é Cristina :P O apelido é que é melhor estar caladinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes qual é a vantagem (se é que se pode chamar vantagem, mas mais vale ver o copo meio cheio, já que temos que aturar os nossos nomes para o resto da vida ;): é que muito provavelmente tal como eu não conheces ninguém que tenha um nome igual ao teu (refiro-me à combinação dos dois), certo?
      (Se bem que me lembrei de ir ao Facebook à procura dos meus e não é que há várias? Por esta é que não esperava =). É que apesar de serem dois nomes normais, é uma combinação que não lembra ao menino jesus =).

      Eliminar
    2. Sim, nunca conheci ninguém com o nome Marisa Cristina. Aliás, raramente conheço Marisas :) E concordo contigo nos nomes de filhos, também não vou pôr segundo nome, já tenho muitos apelidos para lhes dar :P

      Eliminar
  6. A minha melhor amiga tem esse problema. Dois nomes até bonitos, um mais que o outro, vá... mas que juntos são de cantora pimba bimba... Os amigos de infancia tratam pelo 2º, o pessoal da escola e do trabalho pelo primeiro... Quando mistura as pessoas todas é um nó na minha cabeça, que nunca sei de quem estão a falar.

    ResponderEliminar
  7. Eu consegui "aniquilar" completamente o 2.º nome e usar apenas o primeiro! :D Até porque não gosto do 2.º (em mim, porque nos outros até gosto) e não me revejo. Sei lá, é estranho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando era miúda não gostava de um deles, achava que era nome de adulta, vê lá tu a estupidez =). Mas agora gosto dos dois. Só que só gosto deles separados, e não juntos =).

      Eliminar
  8. :D Compreendo perfeitamente. Aconteceu comigo. Chamavam-me pelo 2º nome, mas é difícil aniquilar o primeiro. De modo que também acontece essa divisão e hesitação. Não me incomoda nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim só me incomoda a sério quando não sei o que responder quando me perguntam como me chamo. Acho triste uma pessoa ter dilemas deste género, que é que se há de fazer :p.

      Eliminar
  9. Compreendo o teu dilema mas felizmente os meus pais só me colocaram com um nome próprio o que facilita bastante.

    ResponderEliminar
  10. fiquei com tanta curiosidade em saber quais são os nomes :P. Um acho que o sei devido a um post de ha ja varios anos que dava umas pistas (nao costumo comentar mas sou leitora assidua ha anos!) mas o outro nao faço ideia..... nao quer revelar hehe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também tenho ideia do primeiro por um post na altura que a Gelatina estava em França, mas também tenho curiosidade pelo segundo :)

      Eliminar
    2. Eu sou um coração mole, e quando vocês, leitoras queridas, me dizem que se lembram dum post meu de 2011 em que dei a entender qual era um dos meus nomes, fico de tal forma sensibilizada que não consigo deixar-vos na ignorância perante uma demonstração de carinho semelhante por mim =).
      Não vou dizer aqui qual é o primeiro e qual o segundo, mas o outro, o que vocês não sabem, é Teresa (sendo que o primeiro dos dois é o que tem menos sílabas ;)).

      Beijo especial para as duas e obrigada pela vossa discrição =).

      Eliminar
    3. Ah, e à minha anónima querida, só mais uma coisa: quem me "conhece" há tantos anos está proibido de me tratar por você, combinado ;)?

      Eliminar
    4. que querida gelatina! quando comentei nao estava nada a espera que o nome fosse "revelado" mas agora sinto-me com a curiosidade satisfeita! obrigada :) e combinado ;) , um beijinho!

      Eliminar
  11. Eu também tenho dois nomes, sempre me chamaram pelo segundo, mesmo na escola. Não consegui aniquilar o primeiro, mas quase. Aqui em França é uma maravilha, porque eles não percebem o nosso sistema de vários nomes e apelidos. Eu disse que me chamava Sofia e foi suficiente para eles =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em França e em nomes próprios, se bem me lembro a menina francesa de quem eu cuidei em 2011 tinha para aí 4 nomes próprios, achei tão estranho =).
      Mas quanto a ti, podes considerar-te sortuda ;)!

      Eliminar
  12. Tal e qual a minha situação :)
    Nos convites de casamento tive que colocar os 2 nomes para todos os convidados me conhecerem, para alguns foi uma surpresa saberem que eu tinha outro nome !
    Claro que só coloquei um nome à minha filha ;)

    ResponderEliminar
  13. Pois eu fui abençoada com um só nome, que nem acho que seja assim muito comum e que adoro. O meu irmão também só tem um nome próprio. O meu pai só tem um nome próprio e um apelido. Somos pessoas práticas! :) O lado mau é que não há como fugir se não gostares do teu nome, tem que ser aquele e pronto.

    O meu namorado tem dois nomes que, isolados, são bonitos mas que juntos ficam estranhos (ou pelo menos eu achava, agora já nem me faz diferença, depois de tantos anos). Mas pior mesmo é o do irmão dele que, até hoje, acho que é a por combinação de nomes que já ouvi. Não por serem feios, que, mais uma vez, não são, mas por serem tão incomuns juntos.

    Considero dificil essa dualidade de nomes, isso já deve dar aqueles sintomas de distúrbio de personalidade! :p Quanto tivermos filhos, já concordamos que terão apenas um nome e chega. Facilita a vida nestas coisas e na escola, quando estiverem a aprender :) Tinha uma amiga daquelas chiques e muito "de bem" que tinha 8 nomes todos enormes: escusado será dizer que passou todo o primeiro ano de escola só a decorar a ordem dos ditos.

    ResponderEliminar
  14. Engraçado! Há dilemas de toda a espécie. Ainda há poucos dias, o meu irmão mais velho que tem um nome um pouco esquisito , só tem um nome e apelidos. Ele não gosta nada do nome, mas não tem como fugir. Confidenciou-me que gostaria de ter mais um nome e torna-se-ia mais fácil, pois poderia optar pelo outro...

    ResponderEliminar
  15. Dá tanto jeito ter um segundo nome...principalmente quando queres repreender os filhos! Quando morava com os meus pais, já sabia que se me chamavam por Ana Paula, ia ouvir raspanete! Agora, a minha filhota também já sabe como é...aí vem bronca! :)

    ResponderEliminar