sexta-feira, 6 de maio de 2016

Bipolaridade de sotaques

Foto tirada na minha Madeira.

- Você é de onde?
- Sou madeirense.
- Mas não tem sotaque nenhum!

Não é que eu concorde que já não tenho sotaque madeirense. Ainda digo muitas palavras de uma forma que "denuncia" a minha origem. Mas quando saí da Madeira, perguntei-me se algum dia isso aconteceria. Quase doze anos depois, parece que está a acontecer (e eu sinto qualquer coisa como um bocadinho das minhas origens a me ser "arrancado").

[Às vezes estou a falar com o meu pai e digo certas palavras em "continental" e ele corrige-me em tom de brincadeira e diz para eu falar como deve ser. Outras vezes estou a falar com o senhor namorado e faço o inverso - saio-me com termos ou pronúncia madeirense -, e ele diz-me o mesmo a brincar, para eu falar corretamente. 
E é isto a minha vida, uma bipolaridade de sotaques. Não tarda nada e vai-se a ver e a bipolaridade transforma-se em tripolaridade, quando (e se) apanhar o sotaque do norte =).]

4 comentários:

  1. Isso aconteceu-me quando estive a morar em viseu, os meus amigos do Porto gozavam imenso comigo =p

    ResponderEliminar
  2. Viver no Porto traz todo um conjunto de sotaques em atrelado, prepara-te :)

    ResponderEliminar
  3. Então se mora no norte vai ter que aprender algumas "palavritas" só nossas, por exemplo Puorto (Porto), Chuço (guarda-Chuva), cimbalino (café) etc.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Antes de falares nos três, pensei eu nisso =P
    Vai ser giro, ter os três =) Um orgulho ou não?

    Beijocas

    ResponderEliminar